News

São Jorge regista o maior sismo desde o início da crise


Esta terça-feira à noite, às 21h56 (hora local, mais uma hora em Portugal continental), a ilha de São Jorge registou o sismo mais forte desde o início da crise, a 19 de Março. O abalo teve uma magnitude de 4 na escala de Richter, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e de 3,8 na medição feita pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O IPMA refere que a localização do epicentro de um sismo é um processo complexo e que, por isso, “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes, que são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”.

O epicentro localizou-se um quilómetro a sul de Velas, tendo sido sentido pela população não apenas em São Jorge, mas também nas ilhas de Terceira, Pico e Faial.

Desde o início da crise sísmica, a 19 de Março, já se registaram mais de 20 mil sismos em São Jorge, quase o triplo daqueles que ocorreram em todo o arquipélago em 2021. Até esta terça-feira, o sismo mais forte tinha registado uma magnitude de 3,3.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

close